|


1-      Qual o objetivo da educação entre os povos primitivos?
O objetivo é ensinar a criança a viver em seu ambiente com a experiência de seus antepassados. Os povos primitivos possuem uma educação muito simples, uma das formas que eles utilizam para ensinar as crianças é a imitação, os adultos fazem replica de seus instrumentos e dão para crianças brincarem, depois as mesmas passam a participar das atividades dos adultos.
2-      Qual o papel da imitação na educação primitiva?
O papel da imitação na educação é fazer com que a criança aprenda as variadas ocupações da tribo; fazer utensílios; a caça e a pesca, aguardar o gado, e o trabalho agrícola.
3-      Caracteriza os diferentes aspectos do significado educativo das cerimônias de iniciação.
Valor Moral: através das mutilações  que se deve submeter, o menino aprende a suportar a dor; e, pela exposição ao tempo e pela falta de alimentação, aprende a tolerar as circunstancias difíceis e a fome.
Valor Social e político. Através da subserviência aos dirigentes, o menino aprende a obediência e a reverencia aos mais velhos e aprende, igualmente, a servir aos idosos e a suprir as necessidades da família.
Religioso: Esse valor evidencia-se pelo afeto de o totem ser o centro do culto nas cerimônias. O Totem – geralmente um animal e às vezes um vegetal – é considerado o antepassado mítico da tribo, de quem esperam proteção.
4-      Em que consiste e qual a importância do animismo entre os povos primitivos?
O Animismo consiste na crença em que todas as coisas possuem uma alma. Os animais , as pedras, enfim, tudo que existe na natureza possui alma ou espírito. Justamente por essa crença o homem primitivo atribui tudo o que acontece no ambiente à intervenção de espíritos amigáveis ou hostis. Dessa forma, na busca necessária para sobreviver, o mesmo procura agir de forma que não ofenda o espírito que habita os objetos que precisa. O aprendizado desses métodos, que apaziguarão o mundo dos espíritos, constitui a parte mais importante da sua educação.
5-      A quem cabia inicialmente a direção das cerimônias de iniciação?
Cabia aos feiticeiros, curandeiros, xamãs, esconjuradores ou homens que consultam os espíritos familiares.
6-      Como se deu o surgimento de uma instrução mais elaborada e formal entre os povos primitivos?
Se deu de forma que, esta classe era formada pelos chefes de grupos familiares, porém, os deveres do pai se tornam muitos e este culto dos espíritos amigos se torna mais complexo, constituiu-se então um sacerdócio especial. Há então, um esboço de instrução para o povo em geral, dada pelo sacerdócio; e uma instrução mais elaborada e formal dos futuros membros do sacerdócio, ministrada pelos atuais membros da classe. Estes últimos são os primeiros professores profissionais.

























0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Trabalhos de Faculdade | Template Blue by TNB