Relatorio de Estagio Supervisionado

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Faculdade Luso-Brasileira – FALUB
Curso de Pedagogia
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Professora: Alberice Mendes





Relatório de Estagio Supervisionado I


O  Presente relatório vem atender
As     exigências     da    disciplina
Estagio Supervisionado I do curso
De    Pedagogia    ministrado  pela
Professora Alberice Mendes com o
Objetivo de contribuir para a minha
Formação        profissional,      por:
Valmira Patrícia Fonseca de Melo Santos



 
Carpina, Outubro de 2010
Faculdade Luso-Brasileira – FALUB
Curso de Pedagogia
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Professora: Alberice Mendes





Relatório de Estagio Supervisionado I



 














Carpina, Outubro de 2010
Índice
1-    Introdução ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________4
2-    Justificativa ______________________________________________.5
3-    Objetivos_________________________________________________6
4-    Identificação da Instituição___________________________________7
5-    Histórico da Instituição ______________________________________ 8 5.1- Descrição da Infra-Estrutura____________________________9                             5.2- Descrição de Profissionais_____________________________10                                  5.3- Descrição das Observações do Publico Alvo_________________11
6-    Analise Institucional________________________________________12
7-    Considerações Finais______________________________________13.



















 
1-  Introdução
      O Presente relatório demonstrará a análise feita da organização da instituição Maria de Lourdes Moura Pedrosa, situada em Borracha, Zona Rural da Cidade de Vicência, Estado de PE.
      Nesse relatório será apresentado: o objetivo, justificativa, histórico da instituição, a infra-estrutura, a descrição dos professores, e a descrição do publico alvo, a analise institucional e as considerações finais.





















2-  Justificativa
      A Educação Infantil é o primeiro passo para formação da vida educacional e social das crianças, tendo como finalidade o desenvolvimento psicológico, intelectual e social, percebe-se essa preocupação quando a LDB em seu artigo 29, contempla a Educação Infantil.
      A Escolha da Instituição para o estagio supervisionado I na Maria de Lourdes Moura Pedrosa situada no Município de Vicência-PE, pois é um referencial de qualidade no ensino da Educação Infantil, e é lá que irei me deparar com a realidade organizacional. Este conhecimento é importante para a estagiária de Pedagogia, pois assim compreenderei a real necessidade da instituição de Educação Infantil contribuindo na nossa formação acadêmica.



















3-  Objetivo
      Escrever a realidade da organização da Escola Maria de Lourdes moura Pedrosa, localizada na cidade de Vicência estado de PE.
























4-  Identificação da Instituição
Nome: Escola Municipal Maria de Lourdes Moura Pedrosa
Endereço:
Gestor: Monica Vieira de Amorim Silva
Portaria de Autorização do MEC:
      A Escola Publica se trabalha com Educação Infantil e Fundamental.





















5-  Desenvolvimento
Histórico da Escola
      A Escola Municipal Maria de Lourdes Moura Pedrosa, ensino fundamental de 1º ano ao 5º ano, antes pertencente à rede estadual de ensino com o nome Escola Mínima Montevídeo, passou a fazer parte do município de Vicência, no ano de 1989.
      O nome do estabelecimento de ensino presta homenagem à memória da Professora Maria de Lourdes Moura Pedrosa, que tanto dedicou sua vida e executou com amor seu profissionalismo
      Atualmente, na gestão do atual prefeito, a escola através da gestão democrática, onde a comunidade se faz presente, participando das tomadas de decisões e de alguns projetos, vem despertando para o avanço junto ao governo municipal.
      Hoje a escola tem como responsável a Professora Monica Vieira de Amorim Silva que trabalha com todos os funcionários por uma escola agradável e acolhedora.
      Atualmente a Escola atende uma clientela de 170 alunos, 12 funcionários, 04 motoristas e colaboração da comunidade local.
      Nosso Objetivo maior é trabalharmos unidos com: professores, alunos, funcionários, pais e comunidade local, tendo a certeza de estarmos formando nossos alunos futuros cidadãos inseridos em uma sociedade mais justa e democrática.










5.1 Descrição da Infra-Estrutura
-A escola é composta por;
·         Três salas de aulas;
·         Três banheiros;
·         Um espaço de recreação;
·         Uma sala de leitura;
·         Direção, Supervisão e recepção;
·         Uma cantina;
·         Uma dispensa;
-Possui os seguintes equipamentos tecnológico e áudio-visual
·         Uma TV “29 polegadas”
·         Um DVD
·         Um Som
·         Um computador sem internet
-Os principais materiais pedagógicos são:
·         Fantoches;
·         Massas de modelar
·         Blocos lógicos;
·         Materiais dourados;
·         Brinquedos educativos etc.










5.2 Descrição dos Profissionais
·         Uma Diretora
·         Uma técnica de secretaria;
·         Duas coordenadoras pedagógicas;
·         Seis professores;
·         Três merendeiras e auxiliares de serviços gerais;
·         Uma agente de saúde escolar.

      A Instituição ressalta que nem todos os professores são graduados, mas 70% são pós-graduados e 10% estão se graduando na área de pedagogia e história.
      A Maioria está atuando em sala de aula, gestão escolar (coordenação, direção).
      Os demais funcionários estão subdivididos na saúde escolar, alimentação escolar, na limpeza e técnico administrativo, e auxiliares de secretaria escolar.















5.3 Descrição do Publico Alvo
      O publico Alvo da pesquisa dos professores da Escola Maria de Lourdes Moura Pedrosa é de classe média baixa, partindo do principio de uma localidade onde existe um baixo índice de desemprego devido a falta de desemprego, hoje a maioria dos pais são assalariados e vivem da cana-de-açúcar nas safras,e também no cultivo rural,como (milho, feijão) e outros cereais no inverno.
      Em relação às mães 30% delas são domesticas (do lar), sem nenhum tipo de renda apenas 20% inscritas no programa Bolsa Família. Também temos situações de crianças criadas pelos avós,filhos de mães solteiras para mantê-los, precisam trabalhar fora da cidade como empregada domestica, e só retornam pra casa cada 15 dias ou até mesmo mês em mês.
      Percebemos vários conflitos de familiares, situações de grandes necessidades no que se refere à alimentação, vestuários, e sobre a falta de afetividade dos pais, com seus filhos. Diante de tudo que foi observado durante o estagio sentimos uma necessidade de realizar trabalhos educativos que  envolva as famílias,pois é um processo socializado das crianças atuando com seus familiares como primeiro espaço de formação humana e sobretudo fazer um papel educacional proveitoso para escola em conjunto.
      A instituição é de boa qualidade temos 170 alunos matriculados onde temos 85 meninas e 85 meninos, Graças à Deus que é difícil desistir, ao contrario recebemos por faixa estaria de 03 a 12 anos.












6-  Analise Institucional
      Durante as observações e analise detectei que ponto negativo que foi observado, sugiro uns pequenos detalhes para uma educação infantil, que seria necessário,
·         Um sanitário adequado para as crianças,
·         Quadro negro para Educação Infantil
·         Carteiras com mesinhas, etc
      A Instituição faz parte de sua política educacional, onde está incluída na LDB (Lei de diretrizes e Bases da Educação), o estágio está sendo realizado em boa instituição qualificada se tratando na metodologia de ensino e aprendizagem, propondo uma especialização para crianças especiais, com psicólogo e especialmente para crianças que sofrem bulling, e que podemos ter um trabalho realizado, proporcionando salas e materiais didáticos para eles.      (crianças especiais)

















7-  Considerações Finais
      Após este contato com a instituição de educação infantil, mesmo tendo tempos, experiência na área de educação, Esse estágio fez com que eu acreditasse, mas nos trabalhos realizados na educação infantil, pude conhecer mais a organograma da instituição, suas metodologias de ensino e contribui para minha formação pedagógica.

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