Faculdade Luso-Brasileira – FALUB
Curso de Pedagogia
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Professora: Alberice Mendes
Relatório de Estagio Supervisionado I
O Presente relatório vem atender
As exigências da disciplina
Estagio Supervisionado I do curso
De Pedagogia ministrado pela
Professora Alberice Mendes com o
Objetivo de contribuir para a minha
Formação profissional, por:
Valmira Patrícia Fonseca de Melo Santos
Carpina, Outubro de 2010
Faculdade Luso-Brasileira – FALUB
Curso de Pedagogia
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Professora: Alberice Mendes
Relatório de Estagio Supervisionado I
Carpina, Outubro de 2010
Índice
1- Introdução _______________________________________________4
2- Justificativa ______________________________________________.5
3- Objetivos_________________________________________________6
4- Identificação da Instituição___________________________________7
5- Histórico da Instituição ______________________________________ 8 5.1- Descrição da Infra-Estrutura____________________________9 5.2- Descrição de Profissionais_____________________________10 5.3- Descrição das Observações do Publico Alvo_________________11
6- Analise Institucional________________________________________12
7- Considerações Finais______________________________________13.
1- Introdução
O Presente relatório demonstrará a análise feita da organização da instituição Maria de Lourdes Moura Pedrosa, situada em Borracha, Zona Rural da Cidade de Vicência, Estado de PE.
Nesse relatório será apresentado: o objetivo, justificativa, histórico da instituição, a infra-estrutura, a descrição dos professores, e a descrição do publico alvo, a analise institucional e as considerações finais.
2- Justificativa
A Educação Infantil é o primeiro passo para formação da vida educacional e social das crianças, tendo como finalidade o desenvolvimento psicológico, intelectual e social, percebe-se essa preocupação quando a LDB em seu artigo 29, contempla a Educação Infantil.
A Escolha da Instituição para o estagio supervisionado I na Maria de Lourdes Moura Pedrosa situada no Município de Vicência-PE, pois é um referencial de qualidade no ensino da Educação Infantil, e é lá que irei me deparar com a realidade organizacional. Este conhecimento é importante para a estagiária de Pedagogia, pois assim compreenderei a real necessidade da instituição de Educação Infantil contribuindo na nossa formação acadêmica.
3- Objetivo
Escrever a realidade da organização da Escola Maria de Lourdes moura Pedrosa, localizada na cidade de Vicência estado de PE.
4- Identificação da Instituição
Nome: Escola Municipal Maria de Lourdes Moura Pedrosa
Endereço:
Gestor: Monica Vieira de Amorim Silva
Portaria de Autorização do MEC:
A Escola Publica se trabalha com Educação Infantil e Fundamental.
5- Desenvolvimento
Histórico da Escola
A Escola Municipal Maria de Lourdes Moura Pedrosa, ensino fundamental de 1º ano ao 5º ano, antes pertencente à rede estadual de ensino com o nome Escola Mínima Montevídeo, passou a fazer parte do município de Vicência, no ano de 1989.
O nome do estabelecimento de ensino presta homenagem à memória da Professora Maria de Lourdes Moura Pedrosa, que tanto dedicou sua vida e executou com amor seu profissionalismo
Atualmente, na gestão do atual prefeito, a escola através da gestão democrática, onde a comunidade se faz presente, participando das tomadas de decisões e de alguns projetos, vem despertando para o avanço junto ao governo municipal.
Hoje a escola tem como responsável a Professora Monica Vieira de Amorim Silva que trabalha com todos os funcionários por uma escola agradável e acolhedora.
Atualmente a Escola atende uma clientela de 170 alunos, 12 funcionários, 04 motoristas e colaboração da comunidade local.
Nosso Objetivo maior é trabalharmos unidos com: professores, alunos, funcionários, pais e comunidade local, tendo a certeza de estarmos formando nossos alunos futuros cidadãos inseridos em uma sociedade mais justa e democrática.
5.1 Descrição da Infra-Estrutura
-A escola é composta por;
· Três salas de aulas;
· Três banheiros;
· Um espaço de recreação;
· Uma sala de leitura;
· Direção, Supervisão e recepção;
· Uma cantina;
· Uma dispensa;
-Possui os seguintes equipamentos tecnológico e áudio-visual
· Uma TV “29 polegadas”
· Um DVD
· Um Som
· Um computador sem internet
-Os principais materiais pedagógicos são:
· Fantoches;
· Massas de modelar
· Blocos lógicos;
· Materiais dourados;
· Brinquedos educativos etc.
5.2 Descrição dos Profissionais
· Uma Diretora
· Uma técnica de secretaria;
· Duas coordenadoras pedagógicas;
· Seis professores;
· Três merendeiras e auxiliares de serviços gerais;
· Uma agente de saúde escolar.
A Instituição ressalta que nem todos os professores são graduados, mas 70% são pós-graduados e 10% estão se graduando na área de pedagogia e história.
A Maioria está atuando em sala de aula, gestão escolar (coordenação, direção).
Os demais funcionários estão subdivididos na saúde escolar, alimentação escolar, na limpeza e técnico administrativo, e auxiliares de secretaria escolar.
5.3 Descrição do Publico Alvo
O publico Alvo da pesquisa dos professores da Escola Maria de Lourdes Moura Pedrosa é de classe média baixa, partindo do principio de uma localidade onde existe um baixo índice de desemprego devido a falta de desemprego, hoje a maioria dos pais são assalariados e vivem da cana-de-açúcar nas safras,e também no cultivo rural,como (milho, feijão) e outros cereais no inverno.
Em relação às mães 30% delas são domesticas (do lar), sem nenhum tipo de renda apenas 20% inscritas no programa Bolsa Família. Também temos situações de crianças criadas pelos avós,filhos de mães solteiras para mantê-los, precisam trabalhar fora da cidade como empregada domestica, e só retornam pra casa cada 15 dias ou até mesmo mês em mês.
Percebemos vários conflitos de familiares, situações de grandes necessidades no que se refere à alimentação, vestuários, e sobre a falta de afetividade dos pais, com seus filhos. Diante de tudo que foi observado durante o estagio sentimos uma necessidade de realizar trabalhos educativos que envolva as famílias,pois é um processo socializado das crianças atuando com seus familiares como primeiro espaço de formação humana e sobretudo fazer um papel educacional proveitoso para escola em conjunto.
A instituição é de boa qualidade temos 170 alunos matriculados onde temos 85 meninas e 85 meninos, Graças à Deus que é difícil desistir, ao contrario recebemos por faixa estaria de 03 a 12 anos.
6- Analise Institucional
Durante as observações e analise detectei que ponto negativo que foi observado, sugiro uns pequenos detalhes para uma educação infantil, que seria necessário,
· Um sanitário adequado para as crianças,
· Quadro negro para Educação Infantil
· Carteiras com mesinhas, etc
A Instituição faz parte de sua política educacional, onde está incluída na LDB (Lei de diretrizes e Bases da Educação), o estágio está sendo realizado em boa instituição qualificada se tratando na metodologia de ensino e aprendizagem, propondo uma especialização para crianças especiais, com psicólogo e especialmente para crianças que sofrem bulling, e que podemos ter um trabalho realizado, proporcionando salas e materiais didáticos para eles. (crianças especiais)
7- Considerações Finais
Após este contato com a instituição de educação infantil, mesmo tendo tempos, experiência na área de educação, Esse estágio fez com que eu acreditasse, mas nos trabalhos realizados na educação infantil, pude conhecer mais a organograma da instituição, suas metodologias de ensino e contribui para minha formação pedagógica.
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